Dezembro está chegando ao fim! Parece que a cada ano que passa o ano fica mais curto e o tempo passa mais rápido. Essa sensação está presente no espírito do nosso tempo. Parece que o mesmo acontece com a velocidade da vida. Apesar de nada ter mudado em relação a quantidade de horas que se tem no dia ou a quantidade de dias que se tem em um ano, essa percepção nunca esteve tão correta. A vida está sim passando mais rápido!

Na minha opinião, a ansiedade é o fator mais relevante que nos faz alimentar e construir essa percepção. Nossa incapacidade de viver o momento presente, somada a velocidade e a quantidade de informações, de tarefas e metas que impomos a nós mesmos faz com que constantemente estejamos lutando contra o tempo sem, ao menos, vê-lo passar.

Viver sempre preocupado com o futuro e angustiado com o passado nos tira a consciência sobre o agora e alimenta muitos transtornos mentais. É por isso que as férias de fim de ano e momentos de pausa dessa loucura do dia a dia são tão importantes para a saúde mental. 

Desacelerar!

No mundo de hoje tudo é produtividade. Tem cursos para ensinar os jovens a fazer leitura dinâmica. Vários métodos para te ajudar a concluir tarefas dentro de uma prazo cronometrado. Técnicas que te ensinam a realizar duas ou mais coisas ao mesmo tempo. A produtividade parece ser a grande estrela do momento. Ser a pessoa que faz uma tarefa por vez ou um projeto por dia te colocam fora do círculo social.

Mas, apesar de sermos cobrados pela performance e por ser essa pessoa multitarefas é importante reconhecermos que manter esse ritmo o tempo todo é estressante e tem péssimos efeitos sobre nossa saúde.

Precisamos desacelerar. Pensar mais devagar. Fazer as tarefas mais devagar. Conversar mais devagar! Nada melhor que estar de férias para alimentar esse hábito. O tempo anda mais rápido ou mais devagar conforme o nosso ritmo e conforme nossa capacidade de notarmos o tempo passando.

Existem muitas práticas que nos ajudam a regular o estresse a ansiedade. O mindfulness – exercício de presença plena, certamente é o mais comentado atualmente. Mas, eu confesso que para quem está a mil por hora praticar meditação e presença plena parece uma tarefa difícil e sofrida demais. Apesar de meditar ser algo muito positivo!

Fortalecendo a saúde mental

As pessoas estão tão estressadas que quando o fim do ano chega elas querem aproveitar as férias para não fazer nada! E claro, não fazer nada e passar o dia maratonando um seriado é maravilhoso. Mas, minha proposta é que, ao invés de frear com tudo e, no dia seguinte ao recesso de fim ano, já pararmos completamente com todas as nossas atividades, possamos usar esse período para reconstruir hábitos mais saudáveis para nossa saúde mental. Dessa forma, quando, no início do próximo ano, voltarmos para a escola, para o trabalho, para a rotina a gente consiga carregar essa nova mentalidade e esse novo jeito de levar a vida.

Comece essa jornada fazendo uma coisa de cada vez. Ou seja, se você deseja ouvir uma música, só ouça a música. Feche os olhos, curta aquele momento. Aproveite para prestar atenção na melodia, nos instrumentos que estão sendo tocados. Na letra e, principalmente, em como você se sente! Vai almoçar? Sente-se à mesa e preste atenção na comida. Observe as cores, a textura, o cheiro e o sabor. Tente perceber a maneira como foi preparada. Vai parecer muito difícil. Seu cérebro vai lutar e pedir que você faça outra coisa, que dê mais tarefas para que ele se distraia. Mas persista durante um tempo! 

Incentivar as crianças e os adolescentes a descansarem nas férias!

As crianças e os adolescentes também estão estressados e ansiosos. São tantas tarefas extracurriculares e cobranças por resultados e performance que, raramente, eles têm tempo para pensarem sobre o que realmente gostam de fazer. Nas férias é comum vermos pais “correndo” para encontrar atividades de verão. Atividades de lazer. Cursos de férias. E, apesar da diversão fazer parte desse momento, é fundamental deixar que eles descansem e aprendam a viver com o tédio e com a monotonia de uma rotina tranquila.

Propor esses espaços de não fazer nada e inclusive não assistir televisão, não acessar a internet e não sair para brincar, também são formas de estimular a criatividade e a capacidade de desacelerar.

Minha dica é aproveitar o final do ano, o clima de encerramento de ciclo e as férias para cultivar hábitos mais saudáveis para a mente. Usar esse período para refletir sobre tudo o que vivemos em 2019. Relembrar o que aconteceu em nossa vida ao longo do ano e reconstruir nossa percepção sobre o tempo ter passado é uma maneira de perceber que o tempo não está passando mais rápido por nós. Nós é quem estamos passando mais rápido por ele!

Essa época do ano também nos convida a fortalecer nossos laços de afeto, respeito e confiança com as pessoas que amamos. A medida que conseguimos desacelerar o ritmo de cobrança somos capazes de aproveitar as férias para construir novos hábitos e rotinas mais saudáveis para a convivência entre todos. A escuta ativa é o melhor canal para criar novos vínculos. Estar disponível para ouvir sem julgamentos, aconselhar na tomada de decisão e planejar o futuro da família juntos é uma excelente maneira de fortalecer os laços e usar os momentos de pausa como ponte para uma vida mais equilibrada.