Nada é tão poderoso para renovação de energias quanto o início de um novo ano. O mundo todo parece estar conectado a uma energia cíclica de renovação e recomeço. Novos objetivos e propósitos são traçados e na nossa cultura é comum as pessoas dedicarem tempo para avaliar seu desempenho no ano que se encerrou. Fechar um balanço sobre suas ações e criar novas metas de ano novo.

Toda essa movimentação é muito positiva para a psique. Nossos sonhos são alimento para a alma. Eles nos definem como pessoas e nutrem nossa capacidade de ser no mundo. Mas, se de um lado da balança temos os sonhos nutrindo nossa felicidade, do outro temos as expectativas irreais frustrando nossa autoestima e capacidade de realização. Por isso, apesar de começar 2020 desenhando planos e criando calendários de ações ser algo muito proveitoso é preciso observar os excessos de cobrança, a autopunição por uma resultado negativo e a carga excessiva de tarefas que em poucas semanas vão drenar toda a nossa energia podendo até nos levar a uma síndrome de burnout

Alimentando os sonhos

Aproveite essa época do ano para sonhar de maneira mais livre. Sem se preocupar com as metas que você acha que precisa alcançar ou as metas que outras pessoas impõem para sua vida. Permita-se sonhar com aquilo que você deseja viver e realizar em 2020. Deixe a imaginação ir para onde quiser, sem dar caminhos, limites ou barreiras para o seu sonho. Alimente seus desejos antes de olhar para os desafios e obstáculos que você terá para realizá-los.

Quando seu sonho estiver crescendo, alimentando sua energia vital e força de realização coloque os pés no chão e comece a desenhar sua trilha de execução. Já que é  nessa hora que costumamos confundir a grandeza dos sonhos com a nossa real capacidade de realização, o que nos leva ao nosso maior vilão: as expectativas irreais.

Por exemplo, acreditar que é possível correr uma maratona com um mês de treinamento esportivo. Ou, colocar como meta dominar um idioma em poucas semanas estudando 10 horas por dia. Essa é a receita infalível para gerar frustração e falhar. Apesar de sonhar alto ser parte do processo de conquista de todos os objetivos, temos que aprender que todo caminho, por mais longo que seja, se percorre um passo de cada vez e cada um em seu próprio ritmo.

Sonhe com o longo prazo, planeje apenas o curto prazo e pratique a presença plena no agora!

O primeiro passo para realizar seus sonhos é sonhar! O segundo é colocar em prática ações que te colocam mais perto da meta. Não precisa transformar tudo do dia para a noite. Pelo contrário, o equilíbrio é a chave para o sucesso.

Segundo Dr. David R. Hawkins, médico, psiquiatra e pesquisador pioneiro no campo da consciência, o desejo é uma emoção e essa emoção gera sentimentos e sensações pelo nosso corpo. Quanto mais damos atenção ao que estamos sentido enquanto desejamos, mais esse desejo cresce dentro de nós associados a outros sentimentos e emoções. São as chamadas programações inconscientes. Se nossos desejos e sonhos crescem associados ao medo ou a percepção de escassez, ele fica programado em nosso sistema como algo negativo. É muito fácil sabotar nossos sonhos quando eles estão programados com crenças limitantes. 

O processo de realização é cercado de aprendizagem. Durante todo o caminho iremos errar, acertar, corrigir a rota, falhar, começar de novo, aprimorar. Somos humanos e, por isso, às vezes, é muito difícil olharmos para os tombos de maneira positiva. Mas, se não conseguirmos enxergar vitórias durante o processo fica ainda mais difícil lidar com os erros e as derrotas que fazem parte da vida. 

Mantenha o sonho vivo

Para que isso não aconteça. mantenha o sonho vivo e ligado a sentimentos positivos de conquista e realização planejando ações apenas para o curto prazo. O que eu posso fazer hoje que me coloca um passo mais perto do meu sonho? O que eu vou executar na semana que vem que estará ligado, mesmo que indiretamente, a conquista que eu tanto desejo? Mantenha-se no momento presente. Se o seu sonho é correr uma maratona e a sua meta de hoje é correr 5 minutos, enquanto estiver correndo preste atenção no seu corpo, no que ele precisa e sente. Não se preocupe em cumprir um tempo, em fazer mais do que o estipulado. Apenas realize a tarefa. Só assim você vai saber como o seu organismo se sente e se você está pronto para aumentar a meta.

Nesse processo. não criar expectativas em relação às metas de ano novo é algo impossível. O simples ato de almejar uma conquista já nos cria expectativa. Isso faz parte da maneira como enxergamos a vida. Mas, apesar disso, temos que aprender a gerenciar essas expectativas e mantê-las conectadas aos objetivos de curto prazo e não ao sonho de longo prazo.

Aprenda a comemorar as pequenas vitórias

Se o desejo é uma emoção que gera sensações e se associa a novas emoções é importante manter o desejo ligado a emoções positivas. Por isso, comemorar as pequenas vitórias é mais importante do que fazer correções ao que não deu certo. Quando estamos concentrados em algo positivo sentimos prazer e nosso cérebro passa a desejar reproduzir essa sensação prazerosa. Acabamos sem muito esforço nos convencendo a replicar aquele resultado positivo e assim caminhamos na construção do nosso objetivo.

Mas, quando nos concentramos em algo que falhamos geramos a frustração de não ter conseguido. E, por mais que a gente consiga listar novas tarefas para corrigir os pontos de melhoria, nosso cérebro vai relacionar a experiência a algo negativo e de maneira inconsciente evitar reproduzir aquela sensação.

É claro que faz parte corrigir os passos errados e tentar novamente quando algo não sai como planejado. A questão é, quanto mais conseguimos conectar essa ação a um sentimento positivo, mais prazeroso se torna nosso percurso e quando menos percebemos estamos vivendo um dia após o outro nosso sonho!

Deixe espaço para ser surpreendido!

Outro erro muito comum que as pessoas cometem ao planejarem as metas de ano novo é planejar cada pequeno detalhe em relação a conquista do sonho. Em primeiro lugar, esse planejamento detalhado gera uma falsa ideia de controle. Acreditar que temos o controle de que tudo vai acontecer da maneira que planejamos é um passo infalível para o fracasso. Isso porque tudo na vida é impermanente e temos pouco, ou nenhum, controle sobre o que acontece.

Deixar espaço para que as coisas aconteçam de maneira livre abre espaço para sermos surpreendidos positivamente. Muitas vezes desejamos tanto algo, estamos tão focados em realizar, que paramos de notar que outra coisa incrível está acontecendo em nossas vidas. Deixar espaço para o imprevisto e acolher com sabedoria e amor tudo o que acontecer é uma forma de desfrutar com mais harmonia e equilíbrio aquilo que está acontecendo em nossas vidas.