Projeto Viva Sexualidade

Assim nasce o Viva sexualidade, o ano é 2017. A partir da minha inquietação e de uma vontade de transformar o mundo. Sim, a forma como olhamos o mundo e buscamos significados, como experimentamos a vida e as histórias que carregamos dentro de nós. Qual o sentido que damos a elas: a vida, a sexualidade e as relações afetivas?

Acredito na transformação que cada um de nós pode iniciar, buscar e construir a partir de uma relação madura” com quem você é”. Com esse projeto quero expandir a minha forma de atuação. Estabelecer uma comunicação com você que busca informação, reflexão para a sua vida e seus relacionamentos. Juntos construir entendimento sobre: Psicologia, Vida e Sexualidade Humana.

Por que um projeto virtual?

O mundo parece algo maior do que realmente podemos alcançar, mas a internet pode nos conectar. E assim nasceu a ideia e o Projeto Viva Sexualidade. A partir do meu desejo de retribuir tudo aquilo que aprendi, descobri e utilizo na minha vida e na dos meus clientes. Todas histórias VIVIDAS, soluções compartilhadas nesse meu caminho como psicóloga e na minha construção profissional e humana. A maturidade chega e com ela as confirmações. Então unir a minha paixão pela Psicologia, Sexualidade e acima de tudo pela Vida e seus ciclos de TRANSFORMAÇÃO.

É disso que se trata o Viva Sexualidade – VIDA!

“A vida é o encontro! Nossas memórias viram histórias que contamos sobre nós, dando significado a VIDA. Esse é meu propósito: ouvir e apoiar”.

Tatiana Leite – Psicóloga CRP06/73375 
Visite tatianaleite.com.br para acessar meu currículo.

A sexualidade e os ciclos de vida ou a vida e seus ciclos?

A sexualidade como os ciclos de vida estão em movimento, movendo-se através do tempo. Vista em ciclos a sexualidade também pode ser entendida por fases: infância, adolescência ,vida adulta e terceira idade. Se pararmos para pensar: passamos uma vida falando sobre sexualidade e buscando o entendimento para cada fase. No processo de desenvolvimento algumas delas podem causar mais ou menos estresse e nos colocar em busca de entendimentos para os pontos naturais dos processos transições. Já que a vida está em movimento assim como a sociedade, valores e normas construídas historicamente. O entendimento de que estamos inseridos no processo histórico e o significado das relações entre as gerações são provisórios. Nesse sentido faz-se necessário um alerta para não buscamos uma rigidez ao compreendermos os ciclos de vida e as suas fase, um cuidado para a tendência de normatizarmos tudo e inclusive a vida e a sexualidade.

“Uma aplicação rígida das ideias psicológicas ao ciclo de vida “normal” pode ter um efeito prejudicial, caso promova um ansioso auto escrutínio que desperte o medo de qualquer desvio das normas seja patológico”. ( McGoldrick & Carter, 1995).

A vida e a sexualidade deve ser entendida dentro de uma complexidade na sua construção durante essas fases do ciclo de vida e não simplificada tentando encaixá-la em estereótipos encaixando em classificações, nos limitando a uma única visão da vida humana.

Entendendo a sexualidade como um todo e as suas fases :

Infancia

Infância

Adolescencia

Adolescência

VidaAdulta

Vida adulta

TerceiraIdade

Terceira Idade

Ideias chaves

  • Facilitação;
  • Objetivos Compartilhados;
  • Criação de Espaços Transformadores;
  • Construção de Conhecimento em Rede

Temas contemporâneos e os entrelaces com a minha experiência clínica, embora existam critérios para diagnósticos também existe infinita formas de entender e viver a vida.

Para quem?

Para “todos” que buscam entendimento dentro da sexualidade humana. Quanto mais informação mais responsabilidade e oportunidades nas nossas escolhas.

Onde?

Presencial, virtual e itinerante.

Como?

O Viva sexualidade terá a sua casa virtual promovendo a construção de conhecimento através de conteúdo referencia na área de sexualidade humana, por isso esse projeto é VIVO.